28 e 29 de Setembro de 2023 | Prodigy Santos Dummont - Rio de Janeiro

TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O 11º CONGRESSO RIOPHARMA

1 – SUBMISSÕES DOS RESUMOS

1.1 Cada inscrição no evento dará direito à submissão de, no máximo, 05 (cinco) resumos, devendo estar o inscrito na condição de autor ou coautor.

1.2 Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente por meio da área do congressista, disponível no site do evento.

1.3 O resumo deverá ser em português. O texto deverá ser objetivo, conciso e sem erros ortográficos e gramaticais, oferecendo informações essenciais e compreensíveis, em seus diferentes tópicos.

1.4. Os autores devem ficar atentos às normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n°13.709/2018.

1.5. Não serão considerados resumos enviados por quaisquer outras vias que não a estabelecida neste regulamento, bem como projetos de pesquisa, trabalhos incompletos, ou ainda pesquisas com seres humanos ou animais sem a devida indicação do número de aprovação nos respectivos comitês de ética em pesquisa.

1.6. O aceite dos resumos ficará sujeito à avaliação da relevância e do caráter inovador.

1.7. A decisão da Comissão Avaliadora sobre a aprovação, classificação e premiação dos resumos será irrevogável, ou seja, os resumos serão aprovados ou reprovados, e não haverá possibilidade para interposição de recurso.

1.8. Os autores são responsáveis pela veracidade do trabalho. Além disso, os autores também deverão estar cientes que não deverão utilizar qualquer ferramenta de inteligência artificial para produzir partes ou o todo do trabalho.

1.9. As opiniões e conceitos emitidos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, serão de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Avaliadora.

2 – MODALIDADES DE SUBMISSÃO:

Segundo a Resolução 510/2106, as pesquisas listadas abaixo DISPENSAM avaliação por um Comitê de ética:

  1. a) Pesquisas que não envolvam seres humanos;
  2. b) Pesquisas bibliográficas;
  3. c) Pesquisas que venham a utilizar apenas dados disponíveis a acesso público e irrestrito;
  4. d) Pesquisas que tenham como objetivo apenas o monitoramento de um serviço, para fins de sua melhoria ou implementação, que não visam obter um conhecimento generalizável, mas apenas um conhecimento que poderá ser utilizado por aquele serviço ao qual se destina.

Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos deverão seguir a Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e legislação correlata. Trabalhos envolvendo manejo de animais deverão seguir a Lei Federal 11.794/2008, Lei Arouca, e legislação correlata. O número de aprovação no comitê de ética deve ser informado nos métodos e deve ser anexado o parecer de aprovação. Serão admitidas submissões de resumos em duas modalidades:

2.1 Trabalhos Científicos Enquadram-se nesta categoria os resultados inéditos de pesquisa científica de ensaios in vitro; experimentação animal; estudos observacionais; estudos exploratórios/qualitativos; estudos descritivos/transversais; ensaios clínicos; revisões integrativas ou sistemáticas da literatura. Vale ressaltar que revisões narrativas (que não incluem critérios metodológicos de período de análise, critérios de inclusão e exclusão) não serão consideradas como trabalho científico.

2.2 Relatos de Experiência Enquadram-se nesta categoria as experiências relacionadas à prática profissional, que      relatam as ações desenvolvidas nos serviços ou no ensino superior, bem como o impacto das mesmas sobre a profissão ou a população estudada. Para esta modalidade não será exigida prévia aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos ou em Animais, visto que nos relatos de experiência não é permitida a apresentação de dados sensíveis.

3 – ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA SUBMISSÃO

Para submissão, o participante do Congresso deverá selecionar uma das quatorze (14) áreas a seguir:

  1. Análises Clínicas, Toxicologia
  2. Cuidados Farmacêuticos e Farmácia Clínica
  3. Educação Farmacêutica
  4. Farmácia Estética
  5. Farmácia Clínica
  6. Farmácia Estética

7.Farmácia Hospitalar e Clínica

  1. Farmácia Veterinária

9.Logística Farmacêutica

  1. Práticas Integrativas e Complementares
  2. Farmácia Veterinária

12.Judicialização em Saúde

13.Farmácia Oncológica e Clínica

14.Desenvolvimento de novos Fármacos

 

4 – DIREITOS AUTORAIS:

4.1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem o direito de publicação do resumo, na Revista (a ser definida), que permita o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação nessa revista.

 

 

5 – ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO:

5.1. O resumo deverá ser redigido apenas com texto, sem a inserção de parágrafos, gráficos, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, os quais serão inseridos no poster ou na apresentação oral. Não serão aceitos resumos escritos em sua totalidade com letras em caixa alta.

5.2. Os resumos deverão ser elaborados conforme orientações especificadas a seguir:

5.2.1 Título: deve identificar com clareza a natureza do trabalho e ser escrito, em letras maiúsculas com até 150 caracteres, incluindo espaços; não utilizar abreviaturas.

5.2.2 Autores: os nomes devem ser inseridos na sequência de autoria, sem a possibilidade de alteração posterior. Poderão ser autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Todos os contatos entre a Comissão de Avaliação e o autor correspondente serão mantidos por meio do endereço eletrônico indicado no preenchimento do formulário de inscrição.

5.2.3 Instituição: deve conter o nome completo da instituição ou órgão de pesquisa na qual cada autor esteja    vinculado, bem como o estado da federação onde se localiza.

5.2.4 Texto: com Introdução e Objetivos: máximo de 500 caracteres, incluindo os espaços: máximo de 500 caracteres, incluindo os espaços. Os Resultados e Discussão: máximo de 1500 caracteres, incluindo os espaços. A Conclusão: máximo de 500 caracteres, incluindo os espaços. As Palavras-chave: até 5 (cinco) descritores, obrigatoriamente utilizando os descritores Scielo, Mesh ou Decs. O Financiamento e Agradecimento (se houver): máximo de 200 caracteres, incluindo os espaços. Quando houver dois ou mais tipos de auxílio ou agências de fomento, separá-los com ponto e vírgula.

6 – AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

6.1 Os resumos serão distribuídos aos avaliadores ad hoc, levando em consideração que os mesmos não poderão analisar resumos de suas respectivas instituições, grupos de pesquisa ou colaboradores. Os critérios de anonimato dos autores e avaliadores serão mantidos durante todo o processo de avaliação.

6.1.1 Os trabalhos submetidos serão tratados pela Comissão Avaliadora antes do envio para os avaliadores ad hoc, de modo a garantir o anonimato dos autores e instituições.

6.2 A avaliação será realizada conforme Barema próprio, levando em consideração os seguintes critérios:

1.Originalidade

  1. Relevância
  2. Qualidade científica
  3. Contextualização/justificativa
  4. Clareza dos objetivos

6.Rigor metodológico

  1. Clareza dos resultados apresentados
  2. Articulação entre objetivos, métodos, resultados e conclusões
  3. Impacto do tema para a sociedade
  4. Avaliação geral do resumo

7 – AVALIAÇÃO

7.1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Cientifica do congresso e os resumos seguirão para publicação nos anais do evento, somente após a aprovação final dessa Comissão. O resumo será então classificado como Aprovado ou Reprovado pela Comissão Cientifica.

 

   7.2 O parecer final da avaliação dos resumos será disponibilizado através de comunicação ao autor pela Comissão Científica do até a data final definida no cronograma.

 

8 – ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO BANNER

8.1 O banner deverá ser elaborado e enviado no formato digital, em pdf, seguindo modelo padronizado a ser disponibilizado no site eletrônico do evento, obedecendo o prazo estabelecido no cronograma.

8.2 O banner deverá ser redigido em no máximo uma página e elaborado no tamanho do papel A4 (210mm X 297mm ou 2480px X 3508px). O texto deve ser redigido com a fonte “ARIAL”, tamanho 12 , podendo ser dividido em uma ou duas colunas, no mesmo idioma utilizado no resumo.

8.3 O banner deverá conter: logo padrão do evento (presente no modelo); título, autor(es) e sua(s) afiliação(ões) individual(is) conforme numeração em sobrescrito; e-mail do autor correspondente que deverá ser identificado com asterisco sobrescrito (*); Introdução e objetivos; Métodos; Resultados e discussão; Conclusão; Palavras-chave; Referências; Financiamento e agradecimento; e Declaração de conflito de interesses.

8.4 O banner poderá dispor de imagens, quadros, gráficos e tabelas, devendo estes estar corretamente formatados, sem prejuízo do formato disposto no modelo padrão.

8.5 Não há restrição para a quantidade de caracteres em cada elemento textual, desde que seja obedecida a formatação disposta no modelo padrão.

8.6 O formato de exposição dos banners será divulgado no site do evento.

8.7 Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem expostos na seção de banners.

8.8 A falta do envio do arquivo digital do banner, dentro do prazo especificado, implicará no cancelamento da emissão de certificado, bem como da publicação do resumo nos anais do evento.

 

9 – CERTIFICADOS

9.1. Ao término do evento, a comissão Cientifica do congresso através da Secretaria Geral do CRF RJ encaminhará ao autor e aos demais coautores o certificado relacionado a participação no congresso.

 

10.- PUBLICAÇÂO DOS ANAIS:

Após o término do congresso, a Comissão Científica organizará os Artigos apresentados e classificados, junto  com os Banners apresentados, para a publicação em revista qualificada como “Anais do 11°Congresso RIOPHARMA” realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2023.

ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA SUBMISSÃO NO 11º CONGRESSO RIOPHARMA

TEMAS

CORRELAÇÃO 572

AVALIADORES

ESTÉTICA

RESOLUÇÃO 573/616

LAILA

FABIANA

  

CANNABIS

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLíNICA

TALITA

   

FARMÁCIA CLINICA

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLÍNICA

ANA LUCIA

CALDAS

RENATA

DARLAN

CARLOS

EDUARDO

PRESCRIÇÃO

FARMACÊUTICA                                   E

CONSULTÓRIO

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLÍNICA

LAILA

RENATA

ANA LÚCIA

CALDAS

EDIVALDO

ATENÇÃO BÁSICA

IX-SAÚDE PÚBLICA

DARLAN

FABIANA

  

FARMÁCIA

HOSPITALAR

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLíNICA

QUINTÃO

CAROLINE

FIGUEIREDO

  

JUDICIALIZAÇÃO

VII- GESTÃO

ANDERSON

   

FITOTERAPIA E MTC

VIII-PRÁTICAS INTEGRATIVAS ECOMPLEMENTARES

    

FARMÁCIA

VETERINÁRIA

IV-FARMáCIA

SÉRGIO

   

VACINAS

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLÍNICA

DARLAN

RÔMULO

  

ANALISES CLÍNICAS

II-ANÁLISES CLÍNICAS

QUINTÃO

CASSIUS

  

TRANSPORTE,

DISTRIBUIÇÃO                 E

IMPORTAÇÃO

VII- GESTÃO

QUINTAO

   

DESENVOLVIMENTO

DE FARMACOS

VI-FARMÁCIA INDUSTRIAL

VALÉRIA

LUANA

RENATA

RÔMULO

FARMÁCIA

ONCOLÓGICA

V- FARMÁCIA HOSPITALAR E

CLÍNICA

    

TOXICOLOGIA

II-ANÁLISES CLÍNICAS

CASSIUS

RENATA

CARLOS

EDUARDO

 

FARMÁCIA DIGITAL

IV-FARMÁCIA

    

EDUCAÇÃO

FARMACÊUTICA

III-EDUCAÇÃO

VANESSA ÍNDIO

SÉRGIO

EDIVALDO

 

SEM ALOCAÇÃO

 

ALOISIO

LAZARO

  

CRONOGRAMA PARA AVALIAÇÕES

 

  • INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: ATÉ 10 DE SETEMBRO.
  • AVALIAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DOS 5 MELHORES TRABALHOS PARA PREMIAÇÃO: ATÉ 15 DE SETEMBRO.

3)  DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS ATÉ 15 DE SETEMBRO PARA OS AUTORES E COAUTORES PRODUZIREM OS BANNERS QUE SERÃO EXPOSTOS NO CONGRESSO.

  3.1. Podem ser classificados até 2 ou 3 trabalhos por tema, em função da qualidade dos trabalhos sem restrição por serem do mesmo tema.

4)  ENTREGA DE BANNERS DOS TRABALHOS CLASSIFICADOS: ATÉ 22 DE SETEMBRO.

5)  APRESENTAÇÃO ORAL DOS 5 TRABALHOS CLASSIFICADOS: 29 DE SETEMBRO.

5.1. Os membros da comissão presentes no congresso no dia 29 de setembro farão a avaliação final para a definição dos três primeiros colocados que serão premiados.

6) TODOS OS TRABALHOS CLASSICADOS E COLOCADOS EM EXPOSIÇÃO RECEBERÃO DO CRF-RJ A CERTIFICAÇÃO POR TEREM SEUS TRABALHOS EXPOSTOS DURANTE O CONGRESSO.

7)  APÓS O TÉRMINO DO CONGRESSO SERÁ FINALIZADA A CONFECÇÃO DOS ANAIS DO CONGRESSO EM QUE SERÃO PUBLICADOS, EM REVISTA A SER DEFINIDA, OS ARTIGOS E OS BANNERS CLASSIFICADOS.